Observatório de Controles

O LFB (Laboratório Francês de Biotecnologia) e o Ministério da Saúde

Posted by Observatório de Controles em outubro 28, 2008

O Correio de Sergipe de hoje (28/10/2008) traz notícia de que uma auditoria realizada pela empresa francesa LFB, contratada pelo Ministério da Saúde, apontou supostas irregularidades nas bolsas de coleta de sangue em Sergipe.

Segundo o relatório, o material não estava em temperatura adequada, além de falhas na limpeza, poeira e fungos. O Diretor do Hemose – Centro de Hematologia e Hemoterapia de Sergipe – negou as informações e disse que a qualidade do sangue está garantida.

O mais interessante é que em 02/06/2004 o Correio Braziliense publicou matéria com a seguinte manchete: “LFB impedido de negociar”.

Para enviar plasma brasileiro para a França, o LFB contratou a Fundação do Sangue, com sede em São Paulo. Uma vistoria do Centro de Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo atestou que a empresa não tem condições para armazenar plasma.

Pelo visto, o LFB é fornecedor de serviços (auditoria) e também parceiro na área de hemoderivados. Perguntar se este não é caso de conflito de interesses não seria mal!

Sorry, the comment form is closed at this time.